segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estrutura Etária da População

A estrutura etária da população é a distribuição dos indivíduos de uma população pelas diferentes idades ou grupos de idades (classes etárias). 

O estudo da estrutura etária é de grande importância pois, se existir tendência para o aumento do número de jovens, pode ser necessário construir mais maternidades, escolas e infantários. No caso de a população estar a envelhecer, é provável ter de se construir mais lares para a terceira idade e reforçar o apoio médico. 



Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:
  •  jovens, dos 0 aos 20 anos;
  • adultos, dos 20 aos 65 anos;
  • idosos, com idade superior a 65 anos.

O estudo é feito a partir de gráficos chamados pirâmides etárias. São gráficos de barras que representam a população por grupos de idade e sexo.  


Pirâmide de População Jovem ou Crescente:














Apresenta uma base larga e topo estreito. É característica de um pais menos desenvolvido, com taxas de natalidade e esperança média de vida reduzida. Existe um grande predomínio de jovens neste tipo de população.


Pirâmide de População Idosa ou decresente:














Revela um predomínio de indivíduos no topo da pirâmide – idosos. É típica de países mais desenvolvidos, que registam, desde hà muito tempo, grandes quebras nos índices de natalidade e aumento da esperança média de vida.


Pirâmide de população adulta ou de transição:













Tem o formato em que o centro é quase tão largo como a base. É característica de países em desenvolvimento, que registam uma quebra recente no valor da natalidade e um grande peso da população em idade adulta. Apresenta por vezes classes ocas, ou seja, classes com um número de indivíduos inferior aos da classe seguinte.


Pirâmide Rejuvenescente:














Distingue-se da pirâmide idosa pelo aumento significativo e recente da natalidade, muitas vezes consequência de políticas de incentivo à natalidade.


Como fazer uma pirâmide etária em excel (vê o vídeo):  




Sem comentários:

Enviar um comentário